Editorial

Autores

  • Ionara Stéfani Viana de Oliveira UFPB,

Resumo

Queridas leitoras e queridos leitores,

Esta é a terceira publicação da parceria da Revista Refas com o Congresso de Ciências Contábeis e Atuariais da UFPB (CONCICAT). Em outubro de 2020, a Refas celebrou seu sexto ano de existência apresentando muita excelência no trabalho desenvolvido. A edição de novembro será a de número 26 e a parceria com o CONCICAT continuará firme. Verifica-se que, ao longo dos anos, o aumento na qualidade dos trabalhos enviados para o Congresso. Sendo assim, aproveitamos para celebrar essa parceria e agradecer a Refas por oferecer espaço para que a ciência possa ser difundida e assim alcançar, a cada ano, um número mais elevado de leitores, permitindo crescimento mútuo. Aproveito a oportunidade para parabenizar o trabalho realizado pelos Professores Doutores Carlos Vital Giordano e Luiz Cláudio Gonçalves, que fazem com que este espaço esteja sempre evoluindo, ajudando, assim, na difusão e no crescimento da ciência.
Nesta publicação especial, o leitor poderá se debruçar sobre artigos que tratam de temáticas atuais e relevantes para área de conhecimento que a Refas e o CONCICAT abordam. Ao longo da revista, o leitor encontrará um trabalho voltado para análise de risco, neste artigo é analisado o risco de acidentes em uma companhia de energia elétrica do Estado da Paraíba. Ainda abordando as empresas de energia elétrica outro artigo propôs analisar a evidenciação de informações socioambientais das empresas de energia elétrica listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), com base na NBC T 15.
O leitor irá se deparar com artigos voltados para as áreas de Contabilidade social e Ética. Com relação à Contabilidade Social o objetivo artigo foi evidenciar os indícios da produção oculta ou subdeclarada nas indústrias do município de Rio Tinto/PB, com base na Contabilidade Social, em 2019. No tocante a Ética, o estudo teve como objetivo verificar a importância da disciplina de ética ou ética e legislação profissional no curso de Ciências Contábeis de uma IES no Estado da Paraíba para assim poder analisar a percepção dos discentes em relação aos dilemas éticos.
Dando continuidade, é possível encontrar um artigo sobre Legislação Tributária onde traz a Perspectiva da Regulação Contábil, em que foi realizado um estudo sobre uma amostra de contadores para que fosse possível analisar a influência da legislação tributária sobre os serviços prestados a micro e pequenas empresas.
Outro trabalho atentou-se por investigar os aspectos relacionados ao uso da discricionariedade nas escolhas das premissas financeiras adotadas pelas Empresas Estatais Federais (EEF) brasileiras para divulgação de informações referentes às obrigações de benefícios pós-emprego previdenciários.
Por fim, o leitor irá apreciar um trabalho sobre a temática demográfica, onde verificará o reflexo do aumento da proporção de idosos sobre o custo assistencial de saúde e o que isso implicará em uma projeção feita para 2060.
Dessa forma, observamos que os três anos de parceria da Refas com o CONCICAT, ampliou as fronteiras do conhecimento científico, provando que o trabalho em grupo sempre faz com que o conhecimento se fortaleça. Assim, agradecemos pelas três edições e pela continuidade de parceria para os próximos anos.
Desejamos a todos que esta edição amplie os conhecimentos dos leitores e gere ideias
para futuros materiais científicos.


Ionara Stéfani Viana de Oliveira
Coordenadora Científica do Congresso de Ciências Contábeis e Atuariais da UFPBÂ (CONCICAT)
Professora do Departamento de Finanças e Contabilidade - CCSA
Universidade Federal da Paraíba

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28/11/2020

Como Citar

Oliveira, I. S. V. de. (2020). Editorial. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 7(2), 1–2. Recuperado de https://revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/452

Edição

Seção

Editorial

Métricas