Editorial

Adilson Caldeira

Resumo


Celebrando seu sexto aniversário, a Refas chega à 25ª. edição. Desde o primeiro número, lançado em outubro de 2014, somam-se 2.469 páginas publicadas, com 153 artigos de 282 autores articulistas.
A produção editorial conta com parcerias para edições especiais, com diversas e conceituadas entidades acadêmicas: IF Suzano, UFPB e PUC-SP - Conbcon. No cumprimento do papel de difundir conhecimento em âmbito internacional, a revista conta, atualmente, com 31 cadastros em indexadores e diretórios, aguarda o atendimento de mais nove solicitações de cadastramento em andamento e, a partir da edição 24, promoveu a abertura para submissões em inglês e espanhol.
Mais do que a relevância dos dados quantitativos, as características mencionadas indicam a contribuição do periódico ao estímulo para a difusão de trabalhos científicos com abordagens temáticas relativas à Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Logística, Gestão Empresarial e Temas Relacionados. Faz-se evidente o compromisso editorial em favorecer a disseminação de conhecimento aplicado a situações típicas do processo decisório nas organizações, promovendo a aproximação entre teoria e prática e a interação entre a comunidade acadêmica e o ambiente em que se processam as realidades organizacionais, pela lógica da racionalidade científica.
Nesta edição encontram-se variadas perspectivas sobre questões relativas a ações empreendedoras, métodos para gerenciamento de projetos e soluções para a mobilidade urbana.
O artigo “GESTÃO VISUAL DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UMA EMPRESA JAPONESA DA GRANDE CURITIBA” descreve um projeto de expansão, que, a partir da implantação da gestão visual, evoluiu até a criação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), resultando na melhoria na comunicação e agilidade na resolução de problemas.
Em “STARTUP: TENDÊNCIA DE NEGÓCIO NO BRASIL” se encontra um estudo sobre métodos para diagnóstico voltado à redução de incertezas, planejamento e controle para o êxito no desenvolvimento de novos negócios voltados à área tecnológica no mercado financeiro brasileiro.
O texto “MOBILIDADE URBANA APLICADA AO NÍVEL DE CONFORTO NOS VAGÕES DA LINHA CORAL DA CPTM” apresenta e discute o dimensionamento de frota nas operações de trens de uma linha de transporte urbano que opera na região metropolitana de São Paulo (SP) e a qualidade do serviço ofertado a seus usuários, em comparação a padrões de países desenvolvidos.
“O TRANSPORTE FERROVIÁRIO URBANO NA CIDADE DO NATAL E GRANDE NATAL” envolve pesquisa e análise do transporte ferroviário como alternativa para a mobilidade urbana da Região Metropolitana de Natal (RN), que indica que, apesar de limitações de extensão, capilaridade e possibilidade de integração intermodal, o sistema é a melhor opção aos passageiros na região.
No artigo “OMBUDSMANAGER: UM SISTEMA PARA O GERENCIAMENTO E CONTROLE DE OUVIDORIAS” apresenta-se um instrumento de apoio ao gerenciamento das demandas de ouvidoria, como meio para a satisfação dos consumidores, efetivamente testado em um hospital na cidade de Salto (SP), com avaliação satisfatória realizada pelos usuários.
“EXPRESSÕES VERBAIS DE PROBABILIDADE NO CPC 25: A FORMA DE APRESENTAÇÃO E A MELHORIA NA INTERPRETAÇÃO DE INFORMAÇÕES” aborda as contingências pelo aumento da subjetividade na tomada de decisão e do julgamento do profissional contábil em decorrência da adoção das normas internacionais de contabilidade.
2
Por fim, tem-se o estudo de caso sobre o desenvolvimento de sistemas para a
elaboração de petições trabalhistas intitulado “DESIGN THINKING E SCRUM NO
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA GERÊNCIA DE PETIÇÕES”, que
descreve a concepção e aplicação dos métodos Design Thinking e Scrum na engenharia e
desenvolvimento de softwares.
Os textos, enfim, apresentam subsídios para a reflexão sobre condições atuais, avanços
potenciais e limitações aplicáveis à gestão sob o prisma da construção do conhecimento
científico.
Boa leitura!


Prof. Dr. Adilson Caldeira
Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Refas - Revista Fatec Zona Sul

Licença Creative Commons CC BY-NC-ND.