Ombudsmanager: um sistema para o gerenciamento e controle de ouvidorias

Érica Mayara Moreli, Janaine Cristiane de Souza Arantes, Lilian Simão de Oliveira

Resumo


Com a competitividade de mercado em diversas áreas, torna-se cada vez mais difícil para as empresas manterem seus consumidores satisfeitos. Por isso, as organizações buscam alternativas para melhorar a qualidade dos serviços por elas prestados e encontram no setor de ouvidoria uma forma de ter um contato direto com o consumidor, o que possibilita entender o que ele necessita e espera dos serviços oferecidos pela empresa. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma ferramenta, que auxilie as empresas no gerenciamento das demandas de ouvidoria, com a apresentação de dados estatísticos das manifestações inseridas no sistema. Dessa forma, o gestor passa a ter informações concretas para embasar as suas tomadas de decisão, pode melhorar a prestação de serviços e garantir uma maior satisfação de seus consumidores. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa experimental, com a utilização da metodologia Design Thinking que viabilizou o desenvolvimento de um sistema para o gerenciamento e controle de ouvidorias, que fornece, a partir das manifestações cadastradas, informações para tomadas de decisão assertivas. Testes do sistema foram realizados em um hospital na cidade de Salto e, posteriormente, um questionário foi aplicado para analisar o seu desempenho. O OmbudsManager recebeu uma boa avaliação dos usuários, que, em sua maioria, consideraram um sistema muito importante diante da função que se propõe. Assim, conclui-se que o objetivo deste trabalho foi atingido.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, D. G. R. de; LUZ, I. R. Implementação de Multicamadas em Java: Refactoring para J2EE com Struts e Spring Aplicado ao Sistema Informatizado para Gestão de Ouvidorias. 25p. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

ANTUNES, C. K. S. A Ouvidoria em sua Bi Função: Uma Ferramenta de Inteligência Competitiva à Gestão. Gestão Pública, Recife, v.1, n.1, p. 144-180, fev., 2010.

CAIÇARA JUNIOR, Cícero. Sistemas integrados de gestão ERP: Uma abordagem gerencial. 3. ed. Curituba: Ibpex, 2008.

CAMARANO, Luciano. CRM - Gestão de relacionamento com o cliente: Uma abordagem prática. 54p. Monografia (Curso Superior de Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2002.

CASTRO, Eduardo J. R. Nota de Aula de Análise de Requisitos. Brasília: Centro Universitário de Brasília - UniCEUB, 2012.

CUMMINS, Fred. Integração de Sistemas: Enterprise Integration: Arquiteturas para integração de sistemas e aplicações corporativas. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

GALOPPINI, P. C. B. Projeto "Ouvidoria.com.br": Crowdsourcing em favor da administração pública. 2012. 8p. Dissertação (Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2012.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GONÇALVES, B. B. Ouvidoria Vinculada à comunicação: Estudo de Caso da Prefeitura de Jaraguá do Sul. 96p. Monografia (Curso de Especialização em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial) – Universidade Tuiuti do Paraná, Florianópolis, 2011.

GUIA DO EMPREENDEDOR. O que é sistema de gestão? 2016. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2017.

HOWE Jeff. Crowdsourcing: why the power of the crowd is driving the future of business, The International Achievement Institute, Nova Iorque, 2008.

KRUCHTEN, P. The Rational Unified Process. Editora Ciência Moderna. Rio de Janeiro,

MARIO, Camila Gonçalves de. Ouvidorias Públicas no Brasil. 2006. 143p. Dissertação (Curso de Mestrado em Urbanismo) - Centro de Ciências Exatas, Ambientais e Tecnológicas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2006.

MORAIS, M. S. De. A Engenharia de Requisitos de Software: Aplicada ao Sistema Ouvidoria-Geral da Previdência Social - SOUPrev. 357p. Monografia (Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Engenharia de Requisitos de Software) - Centro Universitário de Brasília, UniCEUB/ICPD, Brasília, 2013.

NIELSEN, J. - Why you only need to teste with 5 Users. Alertbox. 2000. Disponível em: . Acesso em: 24 mai. 2019.

OGU. História das Ouvidorias. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2017.

PEREIRA, L. H. A Voz do Usuário no Sistema Hospitalar: Ouvidorias. Sociologias, Porto Alegre, v.4, n.7, p.82-121. 2002.

PLUSOFT. Tecnologia agregando excelência à Ouvidoria. 2014. Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2017.

VOLL, M. V. G.; ROZA, W. da S. Sistema de Gerenciamento de Ouvidorias do Município de Italva. 65p. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campos dos Goytacazes, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Refas - Revista Fatec Zona Sul

Licença Creative Commons CC BY-NC-ND.