Aprendizagem Baseada em Projetos na pós-graduação em Contabilidade: aplicações e implicações

Pablo Eduardo Nikolais Teixeira Bonifácio da Silva, Marcos Aurélio Sales Filho, Ítalo Júnior Scala Fernandes, Marcelo Rangner Vasconcelos Silva

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar a percepção dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, PPGCCon, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a respeito das aplicações e implicações da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) na Contabilidade. Se trata de uma pesquisa qualitativa, descritiva, na forma de estudo de caso, cuja fonte principal de dados foi obtida através de entrevista por grupo focal, ao término do projeto realizado. Foi utilizada para a técnica análise de conteúdo a codificação aberta através do Software ATLAS.ti 8®. Os resultados demonstram que este método pode ser utilizado e aplicado em sala de aula nas disciplinas do curso de Ciências Contábeis. O projeto permitiu, além da interdisciplinaridade, o desenvolvimento de habilidades como a criatividade, trabalho em equipe e colaboração. Além disso, o presente estudo trouxe como diferencial a verificação da efetividade de se utilizar ferramentas tecnológicas de ensino como auxílio da ABPj.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Refas - Revista Fatec Zona Sul

Licença Creative Commons CC BY-NC-ND.