As diferentes modalidades de trabalho no cotidiano secretarial: trabalho virtual versus modelo tradicional de assessoria

Autores

  • Bruna Meirelles de Abreu Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.
  • Lucinea Pessoa de Castro Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.
  • Luciana Campos Lima Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.
  • Eduardo Cesar Pereira Souza Centro de Desenvolvimento Profissional.

Resumo

Os avanços tecnológicos influenciam sobremaneira o progresso da profissão de secretariado. Deste feito, o artigo objetiva explorar questões controversas existentes entre o trabalho virtual - remoto, home office e Centro de Serviço Compartilhado (CSC) - e o modelo tradicional de assessoria. O referencial teórico está embasado nas teorias de autores como Raghuram et al. (2001), Chahad (2002), Jardim (2004), Barros et al. (2012), Estrada (2010), Lima e Soares (2014), Giglio e Galegale (2016), dentre outros. A pesquisa é de cunho descritivo nos objetivos, bibliográfico nos procedimentos técnicos adotados e qualitativo quanto à abordagem do problema. Além disso, aplicou-se questionário survey com a finalidade de verificar a adaptabilidade dos profissionais às modalidades de trabalho estudadas. Os resultados encontrados permitiram descobrir que, na categoria fatores estruturais os trabalhadores do tipo flexível percebem os critérios de avaliação como mais claros, porém ambos os grupos são dependentes de outros colaboradores. Já na categoria fatores relacionais, um dado pertinente a destacar é que os trabalhadores do tipo tradicional possuem maior consciência de que os problemas da empresa interferem diretamente no plano de carreira, diferente dos que atuam no formato flexível.

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Publicado

28/02/2019

Como Citar

Abreu, B. M. de, Castro, L. P. de, Lima, L. C., & Souza, E. C. P. (2019). As diferentes modalidades de trabalho no cotidiano secretarial: trabalho virtual versus modelo tradicional de assessoria. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 5(3), 25–41. Recuperado de https://revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/260

Edição

Seção

Gestão Empresarial

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