Educação e planejamento financeiro: um estudo com servidores de uma instituição de ensino superior pública

Autores

  • Jadson Santos da Silva Universidade Federal da Paraíba.
  • Ana Karla de Lucena Justino Gomes Universidade Federal da Paraíba.

Resumo

Sabe-se que a compreensão sobre educação e planejamento financeiro auxilia o indivíduo no controle das despesas e, por conseguinte, a obter saúde em suas finanças, por este motivo, o presente estudo objetivou verificar o conhecimento acerca do gerenciamento dos recursos financeiros pessoais para os servidores lotados no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), do campus I, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para esse fim, realizou-se uma pesquisa descritiva, de levantamento ou survey, com uma abordagem quantitativa, cujo resultados obtidos foram tabulados e processados em planilhas eletrônicas. O CCSA do campus I da UFPB possui 304 servidores, o que compõe universo da pesquisa, que obteve uma amostra de 79 entrevistados. De acordo com os resultados obtidos verificou-se que 65% dos respondentes demonstraram conhecer formas de controlar os seus gastos. Pode-se conjecturar, ainda que o fato destes entrevistados possuírem conhecimento sobre finanças justifica-se pelo seu nível de escolaridade, uma vez que, a amostra é formada por indivíduos que possuem desde nível superior incompleto até o Doutorado. Por fim, considera-se que a educação financeira aliada ao planejamento financeiro torna-se uma ferramenta eficiente e eficaz no controle dos gastos no orçamento familiar.

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Publicado

23/11/2018

Como Citar

Silva, J. S. da, & Gomes, A. K. de L. J. (2018). Educação e planejamento financeiro: um estudo com servidores de uma instituição de ensino superior pública. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 5(2), 77–92. Recuperado de https://revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/232

Edição

Seção

Gestão Empresarial

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